domingo, 11 de maio de 2008

Inter empata e título será decidido na última rodada

O campeão italiano da temporada 2007/2008 só será conhecido na última rodada. Neste domingo, a Inter de Milão ficou no empate por 2 a 2 com o Siena, em pleno Estádio Giuseppe Meazza, e, com a vitória da Roma por 2 a 1 sobre a Atalanta, viu a decisão ser mais uma vez adiada. Agora, a líder Inter soma 82 pontos e depende de uma vitória simples sobre o Parma, fora de casa, para levar o inédito tricampeonato. A vice-líder Roma, com 81, precisa derrotar o Catania e torcer por um novo tropeço dos rivais.
Em Milão, logo aos 11min, após cobrança de escanteio, o volante Vieira subiu sozinho para inaugurar o marcador. Superior em campo, a Inter levou uma ducha de água fria aos 30min, quando Maccarone apareceu pela direita e surpreendeu o goleiro brasileiro Júlio César com um chute rasteiro.
Ainda na primeira etapa, porém, o time de Roberto Mancini voltou a ficar na frente. Aos 45min, após cobrança de lateral de Maicon, Vieira cabeceou para trás e encontrou Balotelli livre para escorar na pequena área: 2 a 1.
No segundo tempo, a Inter permaneceu soberana, tocando muito bem a bola, sem dar espaços para o Siena. Se não fosse a pitada de preciosismo em certas conclusões, o time teria ampliado a vantagem. Porém, o improvável aconteceu aos 24min. Kharja recebeu passe da direita e acertou chute rasteiro, no canto esquerda de Júlio César.
Os minutos finais de partida tiveram contornos de muita tensão. Aos 33min, em lance polêmico, Materazzi e Riganó se agarraram na área, enquanto aguardavam cobrança de escanteio, e o árbitro acabou marcando pênalti para a Inter. Na cobrança, o próprio Materazzi chutou no canto esquerdo, mas o goleiro austríaco Manninger fez a defesa.
Enquanto isso, em Roma, com gols de Panucci e De Rossi, um em cada tempo de jogo, a vice-líder fez o dever de casa e venceu por 2 a 1 a Atalanta. Já o Milan ficou mais longe da classificação para a Copa dos Campeões - os quatro primeiros se garantem.
A equipe de Kaká e Alexandre Pato visitou o Napoli e perdeu por 3 a 1. Quem agradeceu foi a Fiorentina que, em casa, derrotou o Parma também por 3 a 1, e aparece em quarto na tabela, com 63 pontos. O Milan, com 61, depende de um triunfo sobre a Udinese, em Milão, e torce por pelo menos um empate da rival.
Na parte de baixo da tabela, o lanterna Livorno está rebaixado para a segunda divisão após a derrota para o Torino, em casa. Catania (17º com 36), Parma (18º com 34) e Empoli (19º com 33) brigam para ver quem escapa do rebaixamento. Duas dessas três equipes se juntarão ao Catania na Série B em 2008/2009.
Confira todos os resultados da penúltima rodada do Italiano:


Palermo 0 x 2 Sampdoria
Fiorentina 3 x 1 Parma
Napoli 3 x 1 Milan
Genoa 0 x 2 Lazio
Reggina 2 x 0 Empoli
Juventus 1 x 1 Catania
Udinese 0 x 2 Cagliari
Roma 2 x 1 Atalanta
Livorno 0 x 1 Torino
Inter de Milão 2 x 2 Siena

Nenhum comentário: