O Chelsea acabou com o sonho da legião brasileira do Fenerbahçe nesta terça-feira. Com um gol relâmpago de Ballack e outro de Lampard nos minutos finais, o time inglês venceu por 2 a 0, em Londres, e garantiu sua vaga na semifinal da Liga dos Campeões. O adversário será o Liverpool, que já o eliminou duas vezes na fase (2005 e 2007).
Comandado por Zico, que contou com o apoio da família e de torcedores do Flamengo no Stamford Bridge, o Fenerbahçe chegou pela primeira vez em sua história às quartas-de-final. Na ida, em Istambul, conseguiu a vitória por 2 a 1, de virada, e jogava pelo empate na Inglaterra para avançar.
Zico não pôde contar com Roberto Carlos, machucado. Edu Dracena, Alex, Deivid e os naturalizados Mehmet Aurélio e Vederson foram os brasileiros do Fenerbahçe em campo. O chileno Maldonado, ex-Santos, e o uruguaio Lugano, ex-São Paulo, também jogaram. No Chelsea, Alex e Belletti começaram no banco e o lateral entrou na etapa final.
Nos minutos finais, Hilário, terceiro goleiro dos ingleses, brilhou e salvou os donos da casa. Sem Cech, fora por causa de uma operação, e com Cudicini saindo no primeiro tempo, machucado, Hilário entrou e teve que trabalhar em dois chutes fortes de Gonul e Kazim no final do segundo tempo, quando estava 1 a 0 (gol de Ballack aos três da etapa inicial). O 1 a 1 classificava os turcos. Depois, Lampard fechou o placar, para festa dos ingleses em casa.
Gol relâmpago
Assim como no jogo de Istambul, o Chelsea chegou rapidamente ao 1 a 0. Desta vez, mais rápido ainda, logo aos três minutos. Lampard cobrou falta da direita, Ballack aproveitou a bobeira de Mehmet Aurélio, que ficou parado, e tocou de cabeça para abrir o placar.
BLOG BRASIL MUNDIAL: Dê seus pitacos sobre os classificados
Acabava ali a vantagem conseguida pelo Fenerbahçe em casa. Empolgado pelo gol, o time inglês quase chegou ao segundo aos 7, quando Joe Cole acertou a trave.
Reuters
Drogba, do Chelsea, disputa jogada com o brasuca Edu Dracena, do Fenerbahçe
Sem o goleiro Cech, que passou por uma operação plástica no rosto, o Chelsea ainda ficou sem o substituto Cudicini, substituído por Hilário aos 25 por causa de um problema muscular. A partir daí, a equipe de Zico passou a equilibrar a partida e quase chegou ao empate. Primeio, aos 29, Lugano puxou o contra-ataque, tocou com Alex e o meia deixou com Semih Senturk na entrada da área, mas o atacante bateu para fora. Um minuto depois, Alex cobrou falta na cabeça de Lugano na pequena área, mas o uruguaio tocou para fora, rente à trave.
Hilário salva, Lampard mata
Em Istambul, Zico conseguiu mudar a cara do Fenerbahçe no intervalo e o time conseguiu a virada. Porém, em Londres, a história foi diferente. A equipe turca voltou sem conseguir pressionar o Chelsea e levou um susto logo aos dois minutos: Drogba recebeu na área, entre Lugano e Dracena, virou e bateu, mas Volkan defendeu.
Até os 20, o Fener tentava ir ao ataque, mas sem muita organização. Alex não conseguia armar as jogadas, perdido no meio-campo. Tocando bem a bola, os Blues chegavam sempre com perigo.
EFE
Zico não consegue levar o Fenerbahçe à semifinal da Liga
Precisando do gol para se classificar, o Fenerbahçe passou a atacar sem organização e o Chelsea aproveitou os contra-ataques para tentar matar o jogo. Aos 31, Lugano foi para frente, mas o time turco perdeu a bola. Na saída rápida, Joe Cole entrou sozinho contra o goleiro do Fener, mas Volkan ganhou a dividida. Cinco minutos depois, o goleiro voltou a salvar a equipe de Zico: Drogba cobrou falta com violência, e o camisa 1 defendeu com dificuldade.
Aos 36, as duas melhores chances do Fenerbahçe e a hora de Hilário, terceiro goleiro do Chelsea, brilhar. Primeiro, Gonul chutou de longe, a bola desviou na zaga e Hilário tirou em cima da linha. Logo depois, Kazim soltou uma bomba de fora da área e o goleiro salvou de novo.
O tiro de misericórdia dos Blues veio aos 41. Essien ganhou de Vederson na área e rolou para Lampard tocar para o fundo da rede: 2 a 0, Chelsea na semifinak.
CHELSEA 2 x 0 FENERBAHÇE
Cudicini(Hilário)
Essien Terry Ricardo Carvalho Ashley Cole Makelele Ballack Lampard Kalou(Belletti) Joe Cole(Malouda) Drogba T.: Avram Grant
Volkan Demirel GonulLuganoEdu DracenaVederson(Bilgin) Mehmet AurélioMaldonado(Kezman) KazimAlexDeividSemih Senturk(Boral)T.: Zico
Gol: Ballack, aos 3 do primeiro tempo; e Lampard aos 41 do segundo tempoÁrbitro: Herbert Fandel (ALE)Auxiliares: Carsten Kadach (ALE) e Volker Wezel (ALE)Cartões amarelos: Essien, Ricardo Carvalho (Chelsea)Data: 08/04/2008Estádio: Stamford Bridge, Londres (ING)
Nenhum comentário:
Postar um comentário